Teoria Musical Inicial
Liga Catarinense




Saber teoria musical é, no mínimo fundamental para que você realmente aprenda a tocar um instrumento.
Teoria Musical Iniciante
Conceito de ritmo
Com origem no termo grego rhythmos, oritmo é o componente mais primitivo da música. Antes que um ser humano fosse capaz de tocar qualquer nota musical, tambores já eram tocados para anunciar guerra ou festejos.
O ritmo é o fator organizacional que designa a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, de acordo com a intensidade e o tempo. Trata-se da combinação entre sons e silêncios que servem como alicerce para a construção da melodia.
Para que serve o ritmo da música
Como você identifica se uma determinada música é rock, pop, blues, reggae, country, etc. ? Simples: graças ao ritmo!
Pense na seguinte analogia: o ritmo é o "motor a música". A bateria, o baixo e a guitarra base, por exemplo, são instrumentos rítmicos.
Conceito de harmonia
Alguns fundamentos acerca do conceito de acorde. Se liga só:
- Acorde: é a união de duas ou mais notas musicais tocadas simultaneamente.
- Nota musical: é a partícula mínima de um som, formada por um único modo de vibração do ar. Cada nota corresponde a uma duração e está associada a uma frequência, cuja unidade de medida utilizada é o hertz, a qual descreverá se a nota é mais grave ou mais aguda.
Seguindo o jogo, voltamos à harmonia! Em sua etimologia, a harmonia deriva do termo grego harmonia - que por sua vez quer dizer "união", "concordância", "combinação", "acordo", etc. Quando você toca um instrumento harmônico, como são o violão e o piano, por exemplo, você faz harmonia com os acordes no instrumento, uma vez que cada acorde é uma sobreposição de notas, e é por isso que os acordes fazem parte da harmonia.
No campo da teoria musical, a melodia é a sequência de notas sem sair do tom e obedecendo a escala. Por exemplo, se a canção está na tonalidade de Sol maior, a melodia vai ter como base as notas da escala de Sol Maior. Além disso, as notas que constroem a melodia precisam ter duração, pausa e ritmo.