Percussão Rudimentar

Liga

Percussão Rudimentar

O termo "rudimentar" quer dizer os fundamentos de qualquer coisa.
A principal finalidade de um grupo de percussão rudimentar ou (linha de bateria) como são também conhecidas é trabalhar:
Apreciação musical; Noções de música; Percepção; Técnicas instrumentais; Conhecimentos de estilos musicais; História da música; Desenvolvimento rítmico; Marcha, Postura, Elegância e garbo; Expressão corporal e facial; Condicionamento físico; Ritmo; Coordenação motora; Noções de espaço; Tempo e movimento; Espírito de grupo e Trabalho em equipe.
Hoje temos referências como Grupos e Bandas marciais que estão abraçando essa ideia. Podemos dizer que as Bandas Brasileiras estão se aperfeiçoando, buscando um maior conhecimento técnico sobre percussão rudimentar, através das referências internacionais e nacionais como o grupo Tchádeggada a famosa Seleção Brasileira de Percussão Rudimentar que tem como diretor o mestre de bateria John Thomas Grant. Este grupo tem como proposta contribuir para a formação de uma identidade cultural aos jovens brasileiros, formando percussionistas através das técnicas rudimentares e leitura teórica de partituras buscando uma evolução da cultura musical, subindo o nível musical das bandas do Brasil. 
Nos dias de hoje não podemos afirmar que não temos conhecimento sobre percussão rudimentar por falta de informação, uma vez que existem diversas referencias através da internet, bem como cursos gratuitos: Workshop, Formações Continuadas e Palestras.